
As essências florais são um recurso terapêutico de natureza sutil, que estimulam os processos internos, atuando nos planos psicológico e emocional e assim reequilibrando a saúde. Possuem ação purificadora e desbloqueadora para superar processos patológicos através da ativação dos padrões naturais da saúde. Não possuem princípio ativo bioquímico e portanto não possuem efeitos colaterais. Podem também ser utilizadas no cuidado com animais e na recuperação de ambientes.

As flores são coletadas e processadas no interior da Floresta Amazônica, o que lhes confere um valor terapêutico de grande profundidade e pureza. Sua matéria prima são somente flores e água. As flores são coletadas segundo critérios específicos de horários e respeitando as fases da lua, em três diferentes ecossistemas: a floresta primária (Mata Virgem), a floresta secundária (Capoeira) e as regiões de cultivo (Cultivadas).
O método de extração é a solarização, no qual os raios solares ativam a liberação da frequência das flores, que fica registrada na água. Após extraídas as essências, é adicionado o conservante (álcool vegetal), e são estocadas as matrizes. A partir da diluição das matrizes, são produzidas as essências estoque, que são distribuídas a terapeutas e farmácias, através da unidade de distribuição do Instituto Floresta Mãe da Amazônia, situada em Nova Friburgo/RJ.
Referência:
FREIRE, Maria Alice Campos; BARSÉ, Isabel Facchini. Florais da Amazônia: O Renascimento da Elementoterapia. 2ª ed. Amazonas: 2011.
Para conhecer melhor os Florais da Amazônia acesse o site https://www.floraisdaamazonia.com.br/