
O Reiki em animais é uma adaptação do Reiki aplicado nas pessoas. Existem algumas diferenças no modo de aplicação, pois pode acontecer de algumas vezes o animal não querer o toque, ou ficar se movimentando e saindo do lugar durante a aplicação. Também por eles absorverem mais rapidamente a energia é comum demonstrarem quando já é suficiente e querer ir embora, então o tempo de aplicação é muito variável. Por isso o reikiano deve ficar muito concentrado para manter sua intuição aguçada e se adaptar às situações que vão surgindo, além de sentir o que o animal necessita.
O Reiki em animais pode ser usado em qualquer caso, mas é indicado principalmente no tratamento de distúrbios comportamentais, para melhorar o sistema imunológico, na redução de estresse, para alívio da dor, para diminuir efeitos colaterais de quimioterápicos e de outros medicamentos e na prevenção e auxílio no combate a doenças.

Os animais possuem chakras, assim como nós, já que os mesmos são necessários para o funcionamento do sistema energético e por consequência, do sistema físico. Os mamíferos possuem os sete chakras que nós humanos possuímos, e adicionalmente possuem um chakra muito importante que é o chakra braquial, localizado um em cada lado do corpo, em cima das escápulas. Cada chakra tem a sua função e está ligado a órgãos que desempenham funções no plano físico, além do emocional, psíquico e espiritual.
O reiki age através da dissolução de estruturas emocionais negativas e nocivas A energia vital do Universo, de alta frequência, penetra no corpo através dos chakras dos animais, dissolvendo os bloqueios gradativamente, harmonizando e reestabelecendo a saúde. Assim como nos humanos, o reiki também pode ser enviado para os animais à distância.
Existem muitos profissionais que trabalham com o Reiki em animais, dentre os quais destaco Kathleen Prasad, que possui diversos livros publicados sobre esse tema, possuindo inclusive um site dedicado ao Reiki em animais (https://www.animalreikisource.com/) No Brasil, muitos veterinários e terapeutas já trabalham com esta técnica e destaco o trabalho do meu professor de Reiki em animais, o veterinário Ricardo Garé (https://www.reikiveterinario.com.br/)
Enfim, apesar de ser um tema novo no Brasil, já existem muitos relatos de casos de animais que tiveram excelentes resultados com o Reiki.
Referências:
GARÉ, Ricardo. Apostila do Curso de Reiki em animais. São Paulo.
GARÉ, Ricardo. Ebook Os chakras dos cães e gatos: uma nova visão sobre a saúde e o desequilíbrio. São Paulo.